Bate papo sobre perfumes

Não sei vocês, mas eu amo perfumes! Acho que isso já ficou bem claro no Blog. rs

Há um tempo atrás eu tinha poucos e não tinha o costume de usar diariamente.

Hoje já tenho vários perfumes e minha coleção só cresce. O tempo me ajudou a entender a necessidade de ter perfumes diferentes para as mais diversas ocasiões.

Acho desagradável e deselegante usar perfumes agressivos em um dia de sol escaldante. Ou um perfume com rastro em um ambiente fechado. Bom senso sempre em primeiro lugar. Na dúvida, use um perfume mais discreto e dose nas borrifadas.

Tendo isso em mente, reserve um pouco de tempo e dinheiro para pesquisar e investir em perfumes que combinam com você e a sua personalidade. Nem sempre o perfume incrível da sua amiga vai ficar legal em você. Até porque além de ser muito pessoal ainda tem a questão da pele. Cada pele reage de uma forma. Por isso é sempre válido experimentar os perfumes antes de comprar, em especial aqueles mais caros. Assim não bate o arrependimento.

Já comprei vários perfumes “no escuro”, sem ter experimentado. Poucas vezes me arrependi, pois sempre pesquiso muito sobre o perfume e suas notas. Como conheço bem o meu gosto, facilita muito. E mesmo assim os que me arrependi inicialmente, não são perfumes ruins. Só não eram bem o que eu esperava. A maioria eu acabei usando e se adaptaram lindamente em ocasiões diferentes e climas diferentes.

Um grande equívoco é experimentar um perfume invernal, extremamente marcante e sofisticado em uma tarde de verão. Na loja você vai adorar, mas a evolução dele na sua pele provavelmente vai te frustrar. Talvez cause dor de cabeça e até mesmo enjoo. Mas a culpa não é do perfume, mas do simples fato dele não “combinar” com aquele dia. O oposto também acontece. Se você experimentar um perfume cítrico e refrescante no inverno não vai ser legal. Provavelmente não vai fixar direitinho e não vai projetar. Isso acontece pois os perfumes são feitos para climas diferentes também.

Apesar de ter vários perfumes importados, eu aposto muito nos nacionais. Eles foram feitos para o nosso clima e nosso tipo de pele. A perfumaria nacional merece o nosso respeito, pois tem evoluído muito nos últimos anos e está deixando muito importado “no chinelo”.

Minha pele é normal e por isso não costumo ter problema com a fixação de perfumes. A pele normal é a que tem a fixação ideal, com a evolução das notas e duração de horas. A pele oleosa tem a tendência de intensificar muito o perfume e o indicado são os perfumes com menor concentração de essência, como as Colônias e Eau de Toilette. Assim você fica perfumada, mas sem sufocar e incomodar as outras pessoas. Já a pele seca tende a não fixar bem. Eu indico sempre aplicar um bom hidratante antes, de preferência com o mesmo cheirinho do perfume. Vai ajudar muito!

Se você transpira muito, também vai influenciar negativamente na fixação, pois acelera a evaporação das notas.

Sempre ouvi dizer que quanto mais clara a pele, menor a fixação. Mas acho que isso não se aplica a mim. Sou super branquinha e com pouca melanina (não fico bronzeada) e a minha pele é incrível para fixar perfumes. Já conheci pessoas morenas e negras que o perfume não fixava de jeito nenhum. Então, acho que não é uma regra. Acho que depende mais do tipo da pele, das notas de base do perfume e da transpiração da pessoa.

Lembre-se que o seu humor também influencia muito na escolha do perfume. Se você está em um dia feliz, leve, descontraído, um perfume mais casual cai como uma luva. Se você está se sentindo um “mulherão” nada como um adocicado sensual! A escolha do perfume influencia diretamente no seu humor também.

Outra dica é escolher o perfume que condiz com a roupa e os acessórios que você está usando. Assim você vai combinar todo o look e passar a imagem correta.

Dicas!

– No Verão opte pelos perfumes refrescantes, cítricos, verdes e até os unissex.

– No Outono escolha os perfumes de acordo com o clima do dia, pois é uma estação com muitas variações de temperatura. Os amadeirados suaves e florais ficam muito confortáveis.

– No inverno opte sempre pelos mais intensos. Durante o dia pode ser um adocicado ou floral. Mas a noite você pode usar e abusar dos amadeirados e dos marcantes com rastro.

– Na primavera os florais dominam. De dia opte por um floral delicado ou frutal. E de noite pode arriscar um floral puro e poderoso.

Em breve darei mais dicas de perfumes para as mais diferentes ocasiões. Aguardem!

Deixe um comentário

