Como escolher o presente certo

É difícil presentear, em especial quando não conhecemos tão bem a pessoa.

Isso é muito comum em amigos secretos de trabalho ou escola/facul. Nem sempre damos sorte de tirar uma pessoa mais íntima. Não é verdade?

Trouxe algumas dicas para não errar no presente nesses casos.

Presente

1° – Não conheço bem o presenteado

Se você não tem tanta intimidade com o presenteado, não conhece suas preferências, não dê nem perfume, nem roupa. Estes itens, ao contrário do que se imagina, são muito pessoais e são os que acabam sendo os mais odiados.

Nunca, em hipótese alguma, dê um presente mais intimo, que dependa de gosto e preferência. CD e DVD também não são uma boa opção se você não sabe o que a pessoa gosta, nem o que já tem.

Você não conhece a pessoa, não faz a mínima ideia do que ela gostaria de ganhar? O melhor a fazer é comprar um Cartão Presente. Assim você não desagrada, pois o presenteado que irá escolher os produtos.

Você pode presentear com um cartão presente de uma loja ou marca. Neste caso, opte por aquelas que agradam com facilidade, que possuem uma grande variedade de produtos.

Para ficar mais pessoal, restrinja a uma marca de um segmento específico de produtos. Cosméticos, Perfumaria, Roupas, Calçados, etc.

Para ficar mais livre, opte por uma empresa mais diversificada, um grande magazine, ou ainda por cartões de bandeiras que são aceitos em qualquer estabelecimento.

Vale também os Cartões Presentes Virtuais. Facilitam bastante, pois o presenteado poderá escolher on-line e receber em casa, sem precisar ir até a loja.

2° – Conheço, mas não tenho intimidade

Se você conhece a pessoa, já conversou com ela algumas vezes, fica um pouco mais fácil, pois você já tem referências do que ela gosta de vestir ou usar.

O Cartão Presente talvez não seja tão indicado neste caso. O presenteado pode achar que você não quis se dedicar na escolha do presente, que não se importou.

Você pode arriscar algum item mais pessoal. Mas ainda assim com ressalvas.

No caso de roupas, nunca escolha peças com decotes, babados, estampas ou muitos detalhes. Menos é sempre mais. Não arrisque também com calças, shorts e saias (é muito difícil acertar o tamanho e pode ser frustrante).

Uma camiseta mais básica ou do estilo que a pessoa já usa é uma boa opção. Uma boa marca é essencial.

Nunca dê meias, cuecas ou lingeries. São extremamente pessoais e podem causar constrangimento.

Outra opção são acessórios como bijuterias, lenços, cintos, pinceis de maquiagem, etc.

Se não quiser errar de jeito nenhum, opte por cosméticos. Não tem como a pessoa não gostar de um kit com produtos de cuidados com as mãos os pés. Você pode arriscar também em sabonetes, esfoliantes e hidratantes corporais. Nunca desodorantes (soa ofensivo). Só dê perfume se você já souber qual o presenteado usa e gosta.

3° – Sou amigo(a) do presenteado

Se você é amigo, possui intimidade suficiente, conhece sua vida pessoal e familiar, é essencial se dedicar um pouco mais na escolha do presente.

Tente lembrar de alguma conversa que tiveram, se em algum momento a pessoa disse estar desejando ou precisando de alguma coisa específica. Neste caso fica muito mais fácil.

Como você é mais ligada à pessoa, conhece melhor os seus gostos e preferências. Já é possível arriscar um perfume que ela já gosta ou deseja, um hidratante com o mesmo cheiro do perfume que ela usa, maquiagens, livros, CD e DVD.

No caso das maquiagens sempre opte por produtos de uso diário, fáceis de agradar e que com certeza ela vai usar. Como Lápis de olho, Máscara para cílios, Batom cor de boca e Blush. Faça um kit. Lembre-se de comprar uma marca que ela já gosta.

4° – Sou namorado(a) do presenteado

Se você tem tanta intimidade, precisa dar um presente mais específico. Alguma coisa que a pessoa já esteja desejando. Vale quase tudo! Mas sempre respeitando o limite da intimidade que vocês têm.

E faça isso em um lugar especial. Leve para jantar ou ao cinema e teatro. Faça com que o presente maior seja estarem juntos.

5° – Meu presenteado é alérgico

Você se preocupar com o fato dele ser alérgico é o ponto positivo. Sinal que está realmente querendo agradar.

Se não conhecer o seu presenteado tão bem, o melhor ainda é o Cartão Presente. Evite marcas e lojas específicas, de cosméticos por exemplo. Dê preferência aos magazines ou cartões de bandeira.

Se você é amigo do presenteado e sabe quais produtos ele pode usar, ótimo. Compre sem medo. Mas se não tiver certeza, opte por itens nem tão pessoais, como livros, CD, DVD, etc.

6° – O cartão

Independente da intimidade (ou a falta dela), mais importante que o presente é o cartão. Sempre escrito à mão. Ok? De maneira formal e elegante. E com dizeres que sigam a intimidade que vocês possuem. Se forem “desconhecidos” coloque dizeres básicos com votos de felicidades e saúde. Se forem íntimos, com declarações de amizades e amor. Dependendo do grau de intimidade, vale o uso de uma linguagem mais casual e com apelidos carinhosos.

Tente ser autêntico na escolha do presente, mas sempre respeitando as regrinhas escritas acima. Combinado?

Assim o presenteado vai ficar feliz e você não corre o risco de ficar chateado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s