1, 2, 3… Desapegando!!!

Primeiro de tudo, mil desculpas pela falta de postagens nesses últimos 10 dias.

Mas vocês sabem como é esta época de final de ano. Muitas coisas para fazer, muitas coisas para organizar.. foi e está sendo uma loucura.

Todo final de ano eu faço uma super limpa em casa. Mudo as organizações dos armários, separo roupas e outras coisas que não uso mais para doação, etc. Na minha família sempre fizemos isso e quando casei continuei com o costume.

Então é uma época de tirar tudo de dentro dos armários, limpar tudo e separar o que queremos doar.

Este ano também separei algumas coisas para desapegar, vender mesmo. Reparei que muitas coisas ainda eram novas e que poderiam ser vendidas tranquilamente. Ainda não terminei. Então hoje é dia de terminar isso. rs

Acredito que muitas pessoas também tenham este costume, mas sei que muitas têm dificuldade de desapegar e por isso resolvi fazer este post.

Desapegar, seja vendendo algo novo ou doando algo usado, faz bem tanto para você e sua casa, quanto para quem recebe ou compra. É uma forma de fazer com que aquele produto seja usado e ajudar o próximo. Sem contar que se não tivermos este costume do desapego, seremos acumuladores.

Com o tempo, esta mania de acumular as coisas pode se transformar em doença, e pode afetar diretamente na sua qualidade de vida. Seja na saúde, seja nas relações familiares e sociais. Você não consegue manter tudo sempre limpo e começa a evitar que os amigos frequentem a sua casa. Além de ser um problema diário com os demais moradores da casa, filhos, marido, enfim.

Alguns objetos possuem valor sentimental e entendo totalmente. Você pode ter uma “Caixa de Recordações” para colocar tais objetos. Fica mais fácil de acomodar. E como são objetos importantes, mas que não possuem uso frequente, deixá-los numa caixa na parte de cima do armário (maleiro) é uma ótima opção. Fica organizado. Bem melhor do que deixar tudo espalhado pelos cantos da casa, não é verdade?

Peças de vestuário como roupas, calçados e acessórios nem sempre possuem uso diário. Algumas regiões do país são mais quentes e outras mais frias. Mas nem por isso deixamos de ter casacos ou peças de praia, respectivamente. Como não possuem uso frequente, devemos ter em pequena quantidade e deixá-los guardados em local de menor uso. Algumas pessoas usam as malas de viagem para guardar tais itens, por não possuírem muito espaço para guardados. Mas você também pode guardar em alguma gaveta ou na parte de cima do armário (maleiro).

Na hora de desapegar tenha em mente o seguinte:

– Das minhas peças de uso diário, quais não estou usando e quais não me servem mais? Estas devem ser doadas.

– Das minhas peças de uso esporádico, tenho mais do que realmente preciso? As excedentes, que você menos gosta e usa, devem ser doadas.

– As que ainda não foram usadas e não te servem mais ou não são mais do seu estilo, podem ser vendidas. As que você gosta, mas ainda não usou, mude para um local de fácil acesso, coloque no topo das gavetas ou pendure nos cabides. Faça com que você tenha melhor visualização delas. Isso facilita na hora do uso.

Lembre-se. Se você tem dificuldade de desapegar, comece aos poucos. Comece doando as roupas que não servem, pois fica mais fácil desapegar daquilo que definitivamente não conseguimos mais usar. Certo?

O importante é começar. Com o tempo tudo ficará mais fácil.

Para os que tem facilidade até demais de desapegar e jogar as coisas fora, tenha certeza absoluta que aquilo não é mais necessário. Não adianta desapegar hoje e amanhã ir no Shopping comprar algo parecido. Ok?

Para os que já sofrem com a falta de espaço, adote uma nova regra na sua casa: para cada coisa nova entrar, outra usada deve sair.

Basicamente é isso. Vamos fazer o bem, tanto a nós, quanto aos outros. A sensação é muito boa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s