Especial Verão – Água e Atividade Física

Água 2

Começo de ano é sempre a mesma coisa. Prometemos nos alimentar melhor, fazer mais exercícios e beber mais água. Não é verdade?

Uma parte por causa dos abusos que fazemos nas festas de fim de ano e outra por causa do Verão e a vontade de ficar em forma para curtir a praia ou até mesmo roupas mais curtas ou justas.

Nesta hora há um sério risco, pois muitas pessoas não procuram orientação de profissionais, como os nutricionistas e preparadores físicos. E acabam fazendo de qualquer jeito, o que pode levar a sérios problemas de saúde.

Para começar com este tema, hoje falarei um pouquinho sobre a importância da água nas atividades físicas.

Água é vital. Independente se irá ou não fazer algum exercício, o corpo necessita de água todos os dias. Em média 2 litros ao dia, variando para mais se tiver uma rotina intensa de atividades físicas.

Quando você faz exercícios constantes por 1 hora, seu corpo perde muito mais água do que é capaz de produzir, o que leva a desidratação. Por isso é tão importante ingerir a água que o organismo está perdendo, principalmente nas práticas ao ar livre em dias de sol.

Mas por que isso acontece? O organismo produz o suor porque durante as práticas esportivas a temperatura corporal aumenta consideravelmente. Porém é vital que a temperatura do nosso corpo permaneça entre 36,5° e 37°C. O organismo consegue este equilíbrio térmico evaporando água pela pele, o tão conhecido suor. Ele é composto 99% de água, mas também possui alguns nutrientes.

A desidratação afeta o funcionamento do organismo como um todo, prejudicando o transporte do oxigênio para os músculos, o funcionamento do coração e da circulação como um todo.

Se você já está em uma situação de desidratação, a água pura não é ideal, pois passa a ser necessária a ingestão de sódio. O que é mais comum ocorrer em atividades intensas e longas, acima de 1 hora.

Líquidos frios ou gelados também ajudam neste processo, pois a absorção da água é mais rápida.

O ideal é ingerir 2 copos pequenos de água 2 horas antes dos exercícios. Durante a atividade ingerir 1 copo pequeno a cada 15 minutos. E quando terminar o treino no mínimo mais 2 copos pequenos.

Bebidas esportivas, como isotônicos, também são indicados pois são capazes de hidratar o organismo mais rapidamente. Estes são importantes para as pessoas que possuem suor intenso ou estão fazendo alguma atividade mais prolongada.

Seguindo estas dicas, você fica mais tranquilo.

Lembre-se! Sempre procure orientação profissional, principalmente se você já possui algum problema de saúde ou histórico familiar.

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