Por que os cosméticos e perfumes no Brasil são tão caros?

Imposto

Hoje vou falar com vocês sobre um assunto que infelizmente ainda é tido como um verdadeiro “tabu” na nossa sociedade: Impostos!

Frequentemente comparamos os preços dos produtos nacionais aos importados e muitas pessoas acham que as empresas/marcas nacionais que são caras. Mas esquecemos que na verdade elas são guerreiras de conseguir sobreviver em um mercado com tão altas taxas tributárias.

Muitas vezes não temos ideia de quanto pagamos de imposto. Afinal quem paga é o povo, comprador.

Desde Junho/14 vigora a “Lei do Imposto na nota e cupom fiscal”, que pelo menos serviu para abrir nossos olhos e garantir a transparência do que realmente pagamos. Vocês já pararam para observar as suas notas? Não? Então faça isso e você vai levar um baita golpe de realidade.

Não deixo de consumir os produtos nacionais por isso, até mesmo porque eu adoro e muitas vezes são bem melhores que os importados (vide os esmaltes nacionais que dão de 10×0 em muitos importados). Não é isso que me faz desistir de adquirir um produto, mas serve de reflexão.

Vejo muitas pessoas reclamando dos preços, como se a marca, o empresário, fosse o grande vilão da história. Mas não é bem assim que a banda toca.

Atualmente a carga tributária média do setor de cosméticos e perfumaria é de 54,88%!!! Pasmem! E tende a aumentar com a cobrança de IPI no segmento de distribuição/atacado.

Ou seja, se a carga tributária fosse menor, como nos EUA por exemplo, nossos produtos seriam muito mais acessíveis. E quando garantimos a acessibilidade, aumentamos o poder de compra, o que gera uma economia mais acelerada e recuperação dos impostos pelo volume do setor.

Enfim.. não quero entrar muito nesta questão. Porque esse não é o objetivo desse post.

Mas espero que tenha servido ao menos para abrir nossos olhos sobre a questão e admirar ainda mais as nossas indústrias e marcas. Porque somos Top em várias áreas, mas nem sempre somos competitivos por causa dos tributos.

De qualquer forma, vou continuar adquirindo os meus produtos nacionais que tanto amo, das empresas que eu admiro. Até mesmo como forma de incentivo à indústria nacional que tem qualidade. E na esperança de um dia conseguirmos alcançar uma economia mais justa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s